

Hoje revelarei algo sobre uma dúvida que deve ter feito você perder muitas noites de sono: o quê é o fósforo!
Dispostos lado a lado em formato de toquinhos de madeira numa caixa de papelão ou emparelhados cabeça com cabeça e com a propaganda de algum motel barato impresso por fora.
Mas se você acha que homem das cavernas foi na mercearia, riscou um e assim descobriu o fogo! Apague essa idéia. O primeiro registro indica que em 1440 AC, o chinês Tanakka Nokku Davakka já buscava uma forma de incinerar em batalha os inimigos do Imperador Xeng Xutian.
Na Idade Média os alquimistas faziam experiências até com a urina para tentar transformar chumbo em ouro, criaram assim a ourina. Pateando a invenção como locofocos, que é o nosso fósfri!
A dificuldade inicial era armazenar o produto que além de extremamente fedorento, era inflamável às pampa! Caso 2 palitos se chocassem a explosão seria capaz de destruir um pequeno povoado pouco maior do que Nova York, assim do tamanho de Pingamandapio. Então colocaram uma faixa oxidante à base de fósforo e enxofre fixada no lado externo da embalagem,e por fricção 'fiat lux!' (faça-se a luz!).
Em breve falaremos de outra revolucionaria invenção humana, o mosquiteiro para janelas de submarinos!